Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência com nossos serviços e personalizar publicidade de acordo com seus interesses. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Polílica de Privacidade.

visite o aviso para saber mais sobre cookies ou como desabilitá-los nas configurações do seu navegador.

Adcionar à sua tela inicial

Acesse nosso conteúdo sem internet basta clicar no ícone

Monteiro e Pera - Advocacia Trabalhista
Monteiro e Pera

INSALUBRIDADE

Segundo o Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

  • Art. . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
  • Art. . 190 - O Ministério do Trabalho aprovará o quadro das atividades e operações insalubres e adotará normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância aos agentes agressivos, meios de proteção e o tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes.
  • Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
  • Art.194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Fale agora mesmo com um advogado e saiba se você tem direito ao adcional de insalubridade